Escadas Residenciais

4 dicas úteis sobre escadas residenciais

Escadas Residenciais

O mais importante em qualquer escada é garantir a segurança e o conforto das pessoas. Existem diversos modelos e tipos de escadas residenciais. Para criar escadas verdadeiramente confortáveis e seguras há algumas dicas e conselhos úteis a seguir. Deixamos aqui 4 dos mais importantes.

Conselhos para fabricar escadas residenciais

  • A importância do projeto: este tipo de escadas devem inserir-se bem no ambiente da casa onde vão ser construídas. O projeto é bastante importante pois vai determinar o posicionamento da escada. Só sabendo o espaço que a escada vai ocupar, é possível determinar o número de degraus e a sua largura e altura.
  • Medidas ideais para a escada: cada degrau deve ter, no mínimo, 60 centímetros de largura. Quanto mais largo, maior a segurança para o utilizador. Em termos de profundidade, a medida ideal anda entre os 25 e os 30 centímetros, sendo que a altura entre os degraus deve ter o mínimo de 15 e o máximo de 19 centímetros. Já em termos de inclinação, as escadas residenciais devem ter uma inclinação entre 30 e 35 graus relativamente ao chão.

Formatos e corrimões: quais as melhores escolhas?

  • O papel do corrimão: as escadas para utilização pública têm de ter obrigatoriamente um corrimão, mas as escadas residenciais podem ou não ter este elemento. Trata-se de uma opção do arquiteto e, essencialmente, do proprietário. Caso se opte por um corrimão, a altura mais segura são 90 centímetros.
  • Melhores formatos para escadas residenciais: as escadas retas são excelentes para ambientes não muito elevados. Já se falarmos de lavabos, dispensas ou outras divisões do género, o ideal é optar por escadas residenciais em «L» ou em «U». Por sua vez, as escadas residenciais em espiral, ou em caracol, são as que ocupam menos espaço, sendo que um diâmetro mínimo de 1,5 metros garante que os degraus têm a largura suficiente perto do eixo.

Para saber mais sobre escadas residenciais, contacte a nossa equipa.

Partilhar

Artigos Relacionados

Prepare a sua casa para o inverno

Com a chegada do inverno, é essencial garantir que a sua casa está preparada para enfrentar o frio, a chuva e os ventos típicos desta

Prepare a sua casa para o outono

Com a chegada do outono, é fundamental preparar a sua casa para enfrentar as mudanças de tempo e garantir o máximo conforto e segurança.