• Home
  • Marques e Pacheco
  • Carpintaria
        • A madeira é a nossa arte

  • Blog
  • Contactos

5 Dicas Profissionais para Restauro de Móveis

Tem móveis antigos, com algum defeito ou que não fiquem bem com a decoração da sua casa? Não os mande fora, dê-lhes uma nova vida. O restauro de móveis permite transformar uma peça de mobília antiga em algo novo e diferente. 

Pode restaurar um móvel que tenha passado de geração em geração ou que esteja um pouco danificado mas ainda é possível restaurar. Conheça algumas dicas que vão fazer a diferença quando estiver a restaurar um móvel para a sua casa.

1. Analisar o tipo de móvel

Antes de começar o restauro de móveis é essencial perceber que tipo de móvel vai restaurar. Deve analisar cuidadosamente as condições do mobiliário e perceber qual o estado da peça. O tipo de remodelação a fazer no móvel deve depender do estado da mesma. 

Além do tipo e do estado do móvel, deve saber ainda qual o material da mesma, pois as ferramentas e materiais a utilizar dependem do material do móvel. 

2. Entender o material que necessita

Posteriormente, deve pensar no material que necessita. Habitualmente, os materiais mais importantes são:

  • Pano e esponja: Antes de começar a restaurar o móvel é fundamental limpar e remover todos os resíduos. Durante o restauro também será necessário limpar como, por exemplo, depois de lixar o móvel.
  • Lixa: Uma lixa é fundamental no restauro de móveis, pois remove todas as imperfeições. Mesmo que queira apenas alterar a cor da mobília, deve sempre passar uma lixa para remover todo o verniz e assim receber uma cor nova. 
  • Pincel: Caso compre uma lata de tinta, não se esqueça do pincel ou do rolo de pintura. O rolo utilize para as superfícies lisas maiores e o pincel para detalhes ou rebordos. 
  • Massa para preencher fissuras: 
  • Tinta: Quando for escolher qual a cor da tinta a aplicar no móvel, aconselhamos que seja entre uma tinta acrílica à base de água ou esmalte sintético, em spray ou lata. 
  • Verniz: Um dos últimos passos do restauro de móveis, o verniz pode tornar o mobiliário com acabamento brilhante ou braço.

3. Restauro de móveis – Passo a Passo

  1. Limpe bem o móvel;
  2. Lixe todo o móvel com uma lixa adequada;
  3. Após lixar, voltar a limpar todas as partículas;
  4. Aplicar o primer e esperar que seque, aguardar umas horas;
  5. Pinte com tinta (lata ou spray) por camadas, deixe secar entre camadas o tempo recomendado na embalagem da tinta;
  6. Posteriormente, coloque o verniz para que o móvel fique finalizado.

4. Erros que deve evitar

Antes de começar o restauro de móveis, deve ter em atenção:

  • Não ter em consideração o material que vai restaurar. Caso a peça que pretende restaurar seja de madeira contraplacada deve considerar o seu restauro, uma vez que este material depois de ser lixado remove a película de madeira e a pintura torna-se mais difícil. As peças de mobiliário em carvalho, pinheiro ou faia são mais fáceis de restaurar.
  • Pensar que o processo é muito rápido. Restaurar um móvel pode levar algumas horas, uma vez que é necessário deixar secar algumas horas depois de aplicar primários, tintas ou vernizes. 
  • Teste os produtos que vai aplicar, principalmente a tinta, antes de pintar toda a mobília. Os produtos que escolhe para a peça que vai restaurar podem ficar com um aspeto diferente depois de secar. Recomendamos que teste o produto numa zona não visível (por exemplo, na parte de baixo da peça). 

5. Se tiver dificuldades ou dúvidas, contacte um profissional

O restauro de móveis nem sempre é fácil para todos, principalmente porque é necessário dispor de algum tempo para ter o móvel completamente restaurado. Além disso, alguns móveis necessitam de restauros mais especializados, para conseguir ter um móvel restaurado e bonito em sua casa.

Na Marques&Pacheco somos especialistas em restauro de móveis. Temos uma equipa de profissionais habilitados para todo o tipo de restauros em madeira. Os restauros podem ser realizados no local da obra ou na nossa fábrica.

Pode pedir um orçamento grátis no nosso site ou contacte-nos através do telefone 261 911 371.

Partilhar

Artigos Relacionados