Quando as obras de reabilitação não são feitas por profissionais. Quando os caprichos do proprietário se sobrepõem aos conselhos do engenheiro de obra, o resultado não pode ser extraordinário. Esta máxima pode aplicar-se às obras de exteriores e de interiores, onde há erros muito comuns que facilmente poderiam ser evitados. Vejamos o caso da instalação de tetos falsos, por exemplo.
Se pretende criar um estilo verdadeiramente moderno, é aconselhável que tente evitar estes erros que são tão comuns no design de interiores, da iluminação à pintura, passando pela instalação de tetos falsos. Ora, veja 5 dos mais recorrentes.
Erros crassos a evitar em obras de interiores e instalação de tetos falsos
- Decoração abusiva nas janelas. A menos que pretenda transformar um quarto numa antecâmara do Renascentismo ou num museu do Barroco, recomendamos que evite a todo o custo os acessórios têxteis nas janelas. A decoração das janelas é muito valorizada hoje em dia e, por vezes, o mais aconselhável é mesmo deixar a janela totalmente despida.
- Instalação de tetos falsos. Os tetos falsos podem ser uma excelente ideia, mas há casos em que devem ser evitados a todo o custo. Houve uma tendência para a montagem e instalação de tetos falsos desnivelados que hoje está a ser abandonada. Por outro lado, a instalação de tetos falsos elegantes e minimalistas dão uma sensação de elevação e de sofisticação.
- Excesso de luzes embutidas. Na instalação de tetos falsos, há quem use e abuse das luzes embutidas e de outros pontos de luz. Esta tendência foi moda na Europa no início dos anos 2000, mas esse tempo já lá vai. Os pontos de luz cegam a visão e podem arruinar toda uma decoração de interiores.
- Evite candeeiros de teto isolados. Confiar a iluminação de uma sala ou quarto a um único candeeiro que pende do teto também é errado. Isto é muito comum nas repúblicas de estudantes, mas totalmente inadequado para um apartamento ou moradia modernos. Aprenda a organizar a luz consoante as divisões, pois foi para isso que se inventaram candeeiros de pé, de teto e de secretária.
- Evite tintas brilhantes. Pode pintar uma parede, mas abusar da tinta brilhante na pintura de interiores é um erro crasso. Isso pode tornar as paredes interiores muito brilhantes e desagradáveis à vista.