Bancadas de cozinha em madeira

 

A madeira é um material que é utilizado pelo ser humano desde sempre. Com ela podemos construir diversos objetos e utensílios do dia-a-dia, com uma qualidade elevadíssima. Este material é resistente,  atemporal, versátil e que cria uma atmosfera acolhedora, que nos liga com a própria natureza.

A madeira é, sem dúvida, um material de excelência, com características e propriedades únicas. Dessa forma, é bastante comum a sua escolha para elemento central em muitas habitações, pois esta confere um sentimento de conforto e aconchego. A madeira é um material que é possível incorporar em qualquer tipo de decoração e nas mais variadas situações, seja ela ao nível do chão, mobiliário ou até mesmo em bancadas de cozinha.

 

Bancadas em madeira:

Para quem prefere optar por madeira em zonas húmidas, como é o caso da cozinha e casa-de-banho, é importante ter cuidados redobrados na escolha da mesma. A madeira recomendada para estas zonas é a madeira maciça de eucalipto ou de teca, uma vez que são as mais resistentes.  No entanto, se estiver a pensar optar por uma bancada em madeira para uma área seca na sua cozinha, poderá optar também pela utilização de MDF ou madeira formica. Estes materiais permitem uma maior versatilidade ao nível das cores e das texturas.

 

Vantagens das bancadas:

  • Económico – esta é uma grande vantagem do uso de bancadas em madeira, quando comparadas com os restantes materiais. A madeira é bastante mais económica do que qualquer outro tipo de pedra;
  • Ambiente acolhedor – a aplicação de bancadas deste material confere ao ambiente uma maior harmonia, uma maior sensação de conforto e aconchego. Ajuda também a manter a zona mais acolhedora nos dias mais frios;
  • Versatilidade – devido à sua facilidade de trabalho, é possível criar designs diferentes com recurso a este material;
  • Material de qualidade – a madeira tem propriedades únicas, sendo esta sólida, resistente e bastante robusta.

 

Desvantagens das bancadas:

Como os materiais, apresenta também ela aspetos menos positivos, ou simplesmente para ter em conta aquando do momento da compra e instalação deste tipo de bancada.

  • Tratamento e impermeabilidade – a madeira necessita de um tratamento especial e específico para que fique impermeabilidade corretamente. Caso este processo não seja realizado de acordo com os procedimentos, esta ficará mais exposta e pode sofre desgastes, uma vez que é sensível à humidade e ao calor;
  • Textura – devido à sua característica porosidade, a sua exposição constante a alimentos, líquidos e diferentes manipulações, poderá levar ao acúmulo de fungos e bactérias, caso a bancada não seja limpa de forma correta e frequentemente;
  • Pragas – este tipo de material é bastante suscetível ao aparecimento de insetos. Desta forma, é imperativo cuidar e tratar da bancada com regularidade, recorrendo a produtos específicos para o tratamento da madeira, em zonas com alimentos.

 

Manutenção e cuidados a ter com a bancada:

Para que a sua bancada se mantenha limpa, saudável, bonita e funcional, é importante que lhe preste cuidados com regularidade. Contrariamente a muitas pedras utilizadas atualmente para as bancadas da cozinha, a madeira é um material mais exigente, que requer cuidados específicos.

 

  • Manutenção frequente – deve lixar a bancada e aplicar verniz marítimo com frequência, ou sempre que a bancada apresentar sinais de desgaste;
  • Quente – deve ter cuidado com panelas ou outros objetos quentes diretamente em cima da bancada, uma vez que danifica a madeira;
  • Produtos neutros – sempre que se procede à limpeza da bancada deve utilizar-se produtos neutros, recomendados pelo fabricante.

 

Se gostava de ter uma bancada de cozinha em madeira, feita à medida dos seus sonhos, deve recorrer a uma equipa especializada e com experiência. Dessa forma está a adquirir um produto de excelência bem como o seu serviço de instalação.

 

Partilhar

Artigos Relacionados

Prepare a sua casa para o outono

Com a chegada do outono, é fundamental preparar a sua casa para enfrentar as mudanças de tempo e garantir o máximo conforto e segurança.