• Home
  • Marques e Pacheco
  • Carpintaria
        • A madeira é a nossa arte

  • Blog
  • Contactos

Closet aberto ou fechado: Qual a melhor opção?

Pensado para guardar peças de roupa, acessórios e até calçado de forma organizada, um closet pode ser a opção ideal para o seu espaço. Se está a remodelar ou a construir uma divisão, e decidiu colocar um closet, poderá optar por um modelo aberto ou fechado.

Closet Aberto: Vantagens

Criado originalmente para ser apenas uma divisão, o closet tem vindo a adaptar-se e diversificar bastante ao longo dos anos, em termos de estrutura e de modelo.

Um closet aberto que, tal como o nome sugere, é um armário sem portas, poderá ser uma mais-valia se o quer utilizar como uma extensão da decoração, utilizando as prateleiras para colocar elementos decorativos.

1. Praticidade

Não tendo portas, um closet aberto é a opção mais prática. Permitindo uma visualização rápida dos itens, poderá poupar tempo no dia-a-dia a procurar uma peça de roupa específica.

2. Menor Investimento

Em comparação ao closet fechado, esta opção requer um menor investimento. Sendo uma estrutura pequena que não necessita de portas, esta pode ser uma solução para quem procura organizar as suas roupas com um orçamento ligeiramente menor.

3. Ventilação

Uma das maiores vantagens de ter um closet aberto é a ventilação. Com este tipo de armário, não terá qualquer problema com roupas com cheiro a guardado. Contudo, é necessário ter em atenção a possível incidência do sol, podendo desbotar as peças de roupa.

4. Estética

Por não ter portas, um closet aberto destaca-se pela estética. Tendo em conta que as peças de roupa se encontram em total exposição, este trará um aspeto mais fashion ao seu espaço, contribuindo para a decoração.

Closet Aberto: Desvantagens

Embora tenha diversas vantagens, o closet aberto também apresenta desvantagens que para alguns são o ponto decisivo na escolha que mais se adapta ao seu espaço e rotina.

1. Acumulação de Poeira

Tal como o vento pode ajudar a ventilar as suas peças de roupa e a afastar o cheiro a guardado, também pode trazer poeiras. Procure afastar o closet das suas janelas e manter uma manutenção e limpeza frequentes, de modo a evitar a acumulação de poeira.

1. Desorganização

Se é uma pessoa menos organizada, um closet aberto pode não ser a melhor opção. Uma vez que invés de trazer um aspeto esteticamente agradável ao seu quarto, este irá expor toda a desarrumação dentro do armário, tornando o espaço confuso.

Closet Fechado: Vantagens

Se procura um armário fechado, mas adaptado ao seu espaço e com as utilidades que mais precisa, o closet fechado pode ser uma ótima opção.

1. Limpeza

A principal vantagem do closet fechado é a facilidade da sua limpeza. Tendo portas, não acumula poeiras e protege as suas roupas do pó e do sol. Apesar de não permitir a ventilação que a versão aberta permite, o tempo ocupado com a manutenção e limpeza é muito menor.

1. Arrumação

Apesar de poder optar por portas transparentes, um closet fechado permite uma melhor organização. Se a sua rotina não lhe permite manter o espaço sempre organizado, esta opção é uma vantagem para esconder a desorganização e não interferir com o visual do quarto.

Closet Fechado: Desvantagens

Apesar de ser a melhor opção para quem tem uma rotina mais corrida e menos organizada, este também apresenta desvantagens.

1. Redução do espaço

Tendo portas, um closet fechado exige mais espaço considerando a abertura destas, o que pode ter um grande impacto na divisão. Para além disso, sendo de grande dimensão, retira bastante espaço ao quarto.

Se prefere uma opção com portas, mas não dispõe de muito espaço, poderá optar por portas de correr com espelhos, o que trará uma sensação de amplitude ao local.

2. Efeito decorativo limitado

Ao contrário do closet aberto, este modelo não permite a utilização das prateleiras e das próprias peças de roupa e acessórios como decoração. Pode optar pelas portas de vidro, que também são úteis para a rápida visualização dos itens. No entanto, o resultado não é exatamente o mesmo.

Como otimizar o espaço?

Tal como já verificado, a escolha entre um closet aberto ou fechado não está somente dependente de uma questão de gosto. Esta deve ser feita de acordo com o espaço disponível e tendo em conta o estilo e rotina do seu utilizador.

Em espaços menores, a melhor opção poderá ser o closet aberto, mas se dispõe de um espaço maior, um closet fechado ou um walk in closet são uma ótima opção.

1. Espelhos

Como anteriormente mencionado, a utilização de espelhos nas portas dos closets pode ampliar o espaço, trazendo a sensação de um quarto maior. Apesar de requerer uma maior limpeza, esta opção é bastante vantajosa para espaços mais escuros, visto que reflete a luz.

2. Iluminação

Se um closet aberto é a melhor opção para si, invista em pontos de luz, que trazem também um toque especial à decoração do quarto. Se escolher o modelo fechado, é importante que aposte em iluminação perto do armário, ou mesmo no seu interior.

Compartimentos para organização

Uma das melhores formas de otimizar o espaço no seu closet é a utilização de compartilhamentos de organização. Estes são essenciais para manter a ordem e organizar grandes espaços. Se o seu closet for apenas composto por prateleiras, pode optar por compartimentos para não juntar diversos tipos de roupa ou acessórios.

Tal como visto anteriormente, ambos os modelos apresentam prós e contras, por isso a escolha está dependente da rotina do seu utilizador, na quantidade de roupa, no perfil de organização e na frequência de limpeza.

Na Marques&Pacheco fabricamos closets de acordo com as suas preferências. Fale connosco e peça um orçamento gratuito.

Partilhar

Artigos Relacionados