• Home
  • Sobre Nós
  • Carpintaria
        • A madeira é a nossa arte

  • Blog
  • Contactos

Closets à medida: O que ter em conta?

O closet é um espaço utilizado para guardar calçado, roupa e acessórios de forma organizada.

Se puder reservar uma divisão apenas para o closet, excelente, uma vez que terá um espaço próprio para se vestir com maior satisfação. Caso não disponha de muito espaço, poderá criar um closet no próprio quarto. O segredo é aproveitar bem os espaços, de preferência reservando uma parte só para o efeito, mas, com cuidado para não prejudicar a circulação de ar e pessoas.

1. Como planear o closet

O primeiro paço é simples – registar o que precisará de guardar no closet. Assim, com uma espécie de inventário, a ideia é listar cada peça que quererá incluir neste projeto, para nada ficar fora do sítio.

Não se esqueça de incluir os sapatos, bolsas, acessórios, malas e tudo o que precisarás de guardar nesse espaço, além das roupas. Assim, a organização do closet irá variar em função das peças que serão futuramente guardadas neste espaço.

2. Design e luz

O formato em ‘U’ é excelente para aproveitar a área ao máximo. Reserve um espaço para colocar um espelho ou, se preferir, pode instalar na porta de um dos armários. Relativamente à luz, a dica é utilizar aquela que destaca o tom mais real das roupas. Ou seja, a luz fria.

Engane-se quem pensa que é preciso muito espaço para fazer um closet. Desde que se tenha espaço para ele, é possível montar um closet no quarto ou até num corredor mais isolado.

As dimensões adequadas para o closet são: 

  • Profundidade média – 60 cm;
  • Circulação em frente ao armário – 70 a 85 cm;
  • Profundidade para prateleiras e varões – 55 a 65 cm;
  • Profundidade para os sapatos – 45 cm.

3. Materiais

Os materiais mais utilizados para criar um closet são madeira, MDF, contraplacado e aglomerado. Estes possuem vantagens e desvantagens entre si, que vão desde o preço até à qualidade.

Os closets em estrutura metálica são opções mais baratas e rápidas, e existem diversas lojas que vendem “módulos” prontos e peças avulsas.

Em algumas lojas, também já é possível encontrar closets, em MDF, praticamente prontos. Assim, é uma forma simples e rápida de obter um closet, que pode ser personalizado caso escolha cada módulo e prateleira.

Na Marques & Pacheco fabricamos closets à medida, personalizados, sempre de encontro às expectativas de cada cliente. O espaço poderá ser fabricado com madeira maciça ou laminados, com portas de correr, portas de abrir, portas em madeira e vidro ou até mesmo sem portas. Os acabamentos e sistemas utilizados são igualmente da sua escolha, segundo o que se adaptar mais às suas necessidades e gostos.

4. Modernos e decorados

Ainda que a sua função principal seja a de guardar e organizar toda a sua roupa e acessórios, poderá fazê-lo de forma bonita e harmoniosa, preenchendo-o com pormenores que o tornarão mais pessoal e especial.

Mas, caso tenha espaço, pense em deixar uma cadeira ou puff dentro do closet. Assim, escolher roupas pode ser uma tarefa demorada e estar confortável torna-a mais fácil.

Partilhar

Artigos Relacionados

Soluções para Otimizar Cozinhas Pequenas

As cozinhas pequenas são desafios comuns em muitas casas, mas com criatividade e estratégias inteligentes, é possível transformar esses espaços limitados em ambientes funcionais e