• Home
  • Marques e Pacheco
  • Carpintaria
        • A madeira é a nossa arte

  • Blog
  • Contactos

Como escolher as escadas em madeira ideais para a sua habitação?

Mais do que a sua função operacional, é a estética e o design que constituem a «alma» das escadas em madeira. Em habitações com dois pisos, sejam apartamentos ou moradias, as escadas em madeira podem assumir um papel de destaque, tornando-se um elemento central da decoração.

Além de serem essenciais para a circulação e a passagem de um piso para outro, as escadas em madeira vão influenciar decisivamente o aspecto estético de uma casa ou estabelecimento comercial: café, restaurante, loja ou escritório. É por isso que é importante dar atenção aos detalhes quando escolhe um tipo específico de escadas em madeira.

escadasemmadeira2

Detalhes fazem toda a diferença na escolha das escadas em madeira

Entre os detalhes a ter em conta, é importante dar atenção ao tipo de madeira da escada, ao material e design do corrimão, ao modo de fixação ao chão e às paredes e aos acabamentos, no geral.

É importante recordar também que, além da sua função decorativa, as escadas em madeira têm também um lado funcional, que deve ser salvaguardado para manter um ambiente desimpedido e arejado, evitando eventuais congestionamentos.

As escadas modernas podem ser totalmente concebidas em madeira ou incluir estruturas ou partes metálicas, como corrimões, grades, suportes ou até gavetas e prateleiras. Atualmente, existem diversas soluções arquitetónicas, passíveis de serem adaptadas aos mais variados meios envolventes.

As escadas em madeira podem ainda ser combinadas com outros materiais, como estruturas em vidro, pedra ou ladrilho.

Do tradicional ao moderno e mais irreverente

Um modelo que está bastante em voga são as escadas em madeira suspensas, fixas à parede sem ligação entre os degraus, o que confere um aspecto leve e sofisticado. Os modelos minimalistas e de vanguarda apostam em estruturas metálicas, com pormenores em aço ou em alumínio, mas, actualmente, o limite é a imaginação.

Há quem prefira a aplicação de cabos metálicos ou de outras soluções mais irreverentes, conferindo mais sofisticação e «glamour» à respectiva habitação.

O tipo de madeira selecionado para a escada tem também bastante influência no lado estético. O resultado final não é o mesmo se a escada for em carvalho, em mogno, em cerejeira ou em faia.

Se não sabe bem o que pretende, o melhor é aconselhar-se com um profissional. Consulte, converse, questione e, se necessário, inclua uma visita à habitação ou mostre as plantas e algum modelo. Pense bem, veja todas as opções disponíveis, simule, converse com amigos e… escolha.

Para saber mais sobre escadas em madeira, entre em contacto e esclareça as suas dúvidas

Partilhar

Artigos Relacionados