• Home
  • Marques e Pacheco
  • Carpintaria
        • A madeira é a nossa arte

  • Blog
  • Contactos
aplicação de soalho

Dicas simples para aplicação de soalho sem esforço

aplicação de soalho

O soalho flutuante é uma mais valia numa casa e melhora substancialmente o aspeto geral de qualquer habitação. Além de ser mais acolhedor e isolador, é um escape contra perdas de calor e ainda muito mais agradável à vista.

Existem vários tipos de soalho, sendo que está muito na moda a aplicação de soalho flutuante, um tipo de piso lavável e fácil de aplicar, que dá um aspeto muito acolhedor a qualquer divisão de uma casa. A aplicação do soalho é fácil, mas implica alguns cuidados e procedimentos.

Cuidados a ter na aplicação de soalho

A aplicação de soalho é feita com cola, sendo que é importante deixar sempre uma folga de 5 mm junto às paredes para ter em conta a dilatação do material. A espessura é essencial na aplicação de soalho. É importante considerar a espessura da placa, do isolamento e das junções entre divisões.

A colagem deve iniciar-se pelo meio da divisão. Deverá colocar 3 ou 4 placas de cada vez, ajustando-as convenientemente umas às outras e aos rodapés. Na aplicação de soalho flutuante nunca se utilizam pregos, sendo que pode usar-se papel kraft ou tela.

Como se processa a aplicação de soalho?

O soalho flutuante vem em placas ou lâminas, sendo que pode ser aplicado um isolante, um revestimento ou espuma de polipropileno. Pode ainda ser aplicado feltro, nalguns casos. Para começar a aplicação de soalho, é conveniente aplicar cola para madeira nas ranhuras. Durante a secagem, poderá ser necessário apertar as peças.

No final, deve cortar as lâminas e ajustá-las ao rodapé. Pode precisar de algumas ferramentas para facilitar o encaixe do soalho flutuante. Tipicamente, este tipo de soalho é vendido já envernizado, sendo que o ideal para o limpar é recorrer à cera acrílica.

Para saber mais sobre a aplicação de soalho, consulte-nos.

Partilhar

Artigos Relacionados