• Home
  • Marques e Pacheco
  • Carpintaria
        • A madeira é a nossa arte

  • Blog
  • Contactos

Dicas de carpintaria: como limpar móveis em madeira

carpintaria

Uma das técnicas mais simples de carpintaria é a limpeza da madeira. Os móveis em madeira, com o avançar da idade, vão ficando sujos e baços, devido ao pó e à sujidade. Mas essa sujidade pode ser removida com a ajuda de um lustra-móveis à base de óleo, que penetra através das camadas de sujidade e de cera acumuladas com o passar dos anos.

O segredo é aplicar o produto nos móveis a limpar, com recurso a um pano macio, deixando secar durante uma ou duas horas, de acordo com as instruções na embalagem. Este processo poderá ter de ser repetido por várias vezes, consoante o grau de sujidade de cada peça de mobília.

Há vários produtos usados pela carpintaria para a limpeza de móveis

Após secar, passe o lustre na madeira, de forma leve, para remover o excesso de produto. Se o processo não resultar, experimente usar água tépida e detergente líquido, como alternativa. Desta feita, utilize pouca água, para evitar ensopar o móvel. Uma vez limpo, passe um pouco de água sobre o móvel e seque com a ajuda de uma toalha ou de um pano macio.

Esta é uma das mais simples dicas de carpintaria e é ideal para restaurar móveis sujos ou baços devido à idade. É importante deixar a madeira secar por completo. Se, eventualmente, o acabamento for afetado, pode passar com lã de aço, puxando depois o lustre à superfície, sempre no sentido dos veios da madeira.

Os solventes são o último recurso para limpar a madeira

Repita o processo com o lustra-móveis e deixe secar totalmente. Caso nenhum dos processos funcione, experimente utilizar um solvente para o trabalho de limpeza da madeira. Este deve ser o último recurso a considerar, pois o risco de danificar o acabamento é maior.

Se optar por este processo, não se esqueça de trabalhar em espaços bem ventilados, aplicando o solvente com um pano velho. Em seguida, retire o produto com um pano limpo, aplicando depois o lustra-móveis e limpando a madeira.

Se tiver dificuldades, contacte uma empresa de carpintaria profissional, habituada ao restauro e limpeza da madeira e a trabalhos de recuperação em vários materiais.

Para saber mais sobre a limpeza e restauro de peças em madeira, contacte os nossos serviços de carpintaria.

Partilhar

Artigos Relacionados