Quer esteja a construir uma habitação de raiz ou a remodelar um apartamento ou uma moradia, optar por escadas em madeira pode ser uma mais-valia. No entanto, deve ter alguns fatores em consideração, nomeadamente o seu enquadramento no resto da casa e como fazê-las durar e resistir ao tempo.
É aqui que entra a questão dos materiais. A madeira certa pode fazer toda a diferença em termos de durabilidade e do «look» final das suas escadas. É por isso que é tão importante escolher corretamente o material para as suas escadas em madeira. Dependendo do estilo que quiser imprimir às suas escadas em madeira, pode usar mais de um tipo de madeira nas mesmas escadas.
Tipos de matéria-prima para as suas escadas em madeira
Neste contexto, vamos dar uma olhadela aos diferentes tipos de madeira e aos efeitos e consequências que podem ter na conceção das suas novas escadas em madeira.
Madeira económica
- Choupo – leve e suave, o choupo é fácil de pintar e de cortar
- Faia – mais forte do que o carvalho, a faia é tipicamente uma madeira acastanhada e rosada, em tons claros
- Carvalho branco – forte e rijo, o carvalho branco não é tão pronunciado como o carvalho vermelho, mas resiste ao encolhimento e às deformações
- Nogueira – muito forte, a nogueira é conhecida pelo seu aspeto distintivo e elevado contraste em cores escuras ou brancas
Madeira de luxo
- Mogno – muito durável e de fino grão, o mogno resiste ao encolhimento, deformações e inchaços. É fácil de cortar e excelente para acabamentos. Um material excelente para as suas escadas em madeira
- Teca – esta madeira amarelada tem um bom grão e textura. No entanto, não é fácil de cortar, uma vez que a teca tem a presença da sílica, podendo dobrar algumas lâminas. Os óleos naturais da teca tornam esta madeira muito durável, mesmo se não for tratada com verniz.
Outros itens a ter em conta nas suas escadas em madeira
Se pretende que a sua casa tenha um toque único, experimente a nogueira para as suas escadas em madeira, o que pode ajudar a acentuar o piso que está a planear usar. Alguns tipos de madeira são tão bonitos naturalmente que não requerem qualquer pintura ou tratamento.
As escadas em madeira de material sólido são uma mais-valia para qualquer casa. Tornam-se o ponto focal para quem entra ou visita. Escolher a madeira certa pode fazer toda a diferença.