• Home
  • Sobre Nós
  • Carpintaria
        • A madeira é a nossa arte

  • Blog
  • Contactos

Polir e envernizar piso em madeira: cuidados a ter

Para polir e envernizar o piso em madeira há que ter alguns cuidados, e nós vamos mostrar-lhe quais. Fique atento

Ainda que seja um processo relativamente simples, para que os resultados sejam os melhores, opte por ajuda profissional e reserve alguns dias para todo o processo, dependendo claro do tamanho das divisões.

Polir e envernizar o piso em madeira

É de salientar que esta tarefa, levanta muito pó e lascas de madeira, por isso antes de começar a polir e a envernizar deve ter a casa desocupada, se possível.

Para além da raspagem do chão, também deve ter em conta o tempo de secagem do verniz, é mesmo muito importante que não pise o chão com o verniz ainda fresco, caso contrário compromete o resultado final.

O ideal é que este processo seja realizado por um profissional, para garantir que tudo corre bem e que a manutenção do chão seja devidamente cumprida e, que possa também tirar o máximo de proveito do piso em madeira durante muito tempo.

E claro, para este trabalho irá necessitar de bastante material e, muitos deles são específicos para este fim, e muitas vezes não temos esses materiais em casa. Os materiais são: máquina de polir o piso, polidora para esquinas, raspador de pintura, lixas, conjunto de goivas, verniz de poliuretano, espátula plástica, pincéis de verniz, aspirador, máscara, luvas e óculos protetores.

  1. Preparar o espaço

O primeiro passo antes de começar a polir o piso em madeira é preparar todo o espaço. Isto consiste em retirar todos os móveis, acessórios e itens de decoração do espaço, isto porque, haverá muita sujidade.

Tome atenção a todas as ranhuras, porque o pó resultante do polimento do chão em madeira entranha-se em todos o lado. Assim, se possível aplique adesivo nas janelas e portas e noutras ranhuras.

2. Polir

Após preparar todo o espaço, pode então começar a polir. Arranje uma bancada de trabalho para ter todas as ferramentas organizados e à vista e comece a trabalhar com a máquina de polir.

Comece pela lixa grão 80, depois a de grão 100 e finalmente uma lixa de grão 150. A cada utilização faça uma passagem por toda a área e não se esqueça das esquinas e cantos, daí a importância de uma polidora para esquinas e cantos.

3. Limpeza

Depois do processo de polir e envernizar deve proceder à limpeza: a limpeza deve ser bastante cuidada e profunda, retirando todo o pó, caso contrário, o passo seguinte irá ficar comprometido. O ideal é deixar passar algumas horas depois desta limpeza ideal e, em seguida, aspirar e limpar tudo novamente.

4. Verniz

Agora a última etapa: envernizar o piso em madeira. Comece por aplicar a primeira mão de verniz, aplicando com o rolo ou com a trincha. Deixe secar durante 24 horas.

Após as 24 horas, volte a lixar o piso e, agora com lixa de grão 400. Agora tem que voltar a aspirar tudo muito bem. Garantindo que não fica nenhum pó, dilua o verniz em 10% de aguarrás mineral e aplique mais uma camada.

Volte a deixar secar completamente e remova quaisquer excessos com a lixa de grão 400. Mas atenção, este passo não é para todo o piso, mas sim para aquele em que existem imperfeições e saliências. Para trabalhos com madeira contacte-nos.

Partilhar

Artigos Relacionados

Soluções para Otimizar Cozinhas Pequenas

As cozinhas pequenas são desafios comuns em muitas casas, mas com criatividade e estratégias inteligentes, é possível transformar esses espaços limitados em ambientes funcionais e