• Home
  • Sobre Nós
  • Carpintaria
        • A madeira é a nossa arte

  • Blog
  • Contactos

Proteja o Mobiliário de Madeira do Sol e Chuva

O mobiliário de madeira deixa o jardim ou a varanda da sua casa mais agradável e aconchegante. Este é um material elegante e de longa duração, no entanto, é um objeto orgânico, sendo facilmente danificados com duras condições meteorológicas.

  1. Os raios de sol a madeira perde a beleza natural e a cor – causa o branqueamento da superfície, sem afetar a integridade estrutural da madeira;
  2. A chuva ao encharcar o mobiliário gera gretas e cria humidade – altera a superfície da madeira e causa o aparecimento de insetos, fungos.

Localização da residência

Esse aspeto é o mais importante. Ao perceber exatamente o clima em que se localiza, entenderá com o que lida.

Se vive numa região que raramente chove, não precisará de um selante de água, porém precisa de considerar fortemente pintar o mobiliário de madeira, para assim protegê-lo dos raios solares.

O importante é adquirir a proteção adequada que o mobiliário requer

O produto a aplicar

O produto ideal para proteger a madeira de exterior é composto principalmente por óleo. Este penetra a fibra da madeira, nutrindo-a e permitindo uma transpiração natural.

Assim, nos móveis de madeira do exterior deve optar por:

  • Óleo de peroba ou o óleo de linhaça – apenas para madeiras escuras (aplicar uma vez cada 2 meses);
  • Stain impregnante – facilmente encontrado em lojas de materiais de pintura (aplicar 1 vez por ano).

O verniz é um produto muito utilizado, porém, tem uma grande desvantagem, cria uma película sobre a madeira que não a deixa transpirar e começa a descascar após alguns meses.

Manutenção Diária do Mobiliário de Madeira

Os móveis protegidos por estes acabamentos aguentam uma lavagem quotidiana, porém o ideal é usar somente um pano humedecido com água ou detergente neutro.

Para uma maior durabilidade do mobiliário de madeira, o ideal seria sempre cobri- los com uma capa impermeável em dias chuvosos e deixá-los protegidos quando não são usados, por exemplo, nas casas de férias vazias.

Partilhar

Artigos Relacionados