O restauro de móveis em madeira deve ser deixado na mão de profissionais. Trata-se de uma tarefa difícil e que implica um profundo conhecimento sobre a madeira e os seus processos. Antes de fazer o restauro da peça, é, no entanto, importante fazer alguma pesquisa para determinar o seu valor real.
Além disso, importa ver se tem marcas ou rótulos, que possam indicar a sua origem. Se suspeita que pode valer algum dinheiro, consulte um profissional antes de avançar para o restauro. Tire fotos e registe-as. No restauro de móveis em madeira, é importante saber ao certo o que tem nas mãos.
Antes de avançar para o restauro de móveis em madeira, consulte um antiquário
Se não for um especialista, não se preocupe, é relativamente simples ter uma ideia da idade da peça. Há algumas marcas que podem dar uma boa ideia da idade da peça, como fendas, parafusos ferrugentos ou fibras levantadas. Veja também se as gavetas têm as juntas danificadas.
Se a sua peça for realmente antiga e valiosa, é de avançar para o restauro. O restauro de móveis em madeira não deve, no entanto, ser efetuado sem que antes consulte um antiquário. Agora, já pode determinar quanto quer gastar no seu restauro.
Pode até querer avançar logo para o restauro de móveis em madeira, mas se a peça não tiver valor, a sua motivação pode não valer a pena.
Cada projeto é um caso único
Algumas peças podem apenas exigir alguns arranjos, enquanto outras podem requerer um restauro completo. O custo do restauro de móveis em madeira pode ser muito variável, consoante a idade e o estado da peça.
Quando embarcar num projeto de restauro de móveis em madeira, assegure-se de que sabe tudo sobre a sua peça. Conheça a sua história e o material de que é feita, as cores e o tipo de restauro de que necessita. Se tiver dificuldades, consulte um profissional em restauro de móveis.