• Home
  • Marques e Pacheco
  • Carpintaria
        • A madeira é a nossa arte

  • Blog
  • Contactos

Soalhos de madeira, claros ou escuros? Dicas para escolher o soalho para si!

Quer mudar o pavimento da sua casa e não sabe qual a melhor solução. Hoje em dia existe uma grande panóplia de materiais, que nos fazem pensar por qual devemos optar. São muitas e boas as opções, com estilos muito diferenciados.

O pavimento de uma casa é um ponto essencial da casa e a madeira é sempre uma das opções favoritas, face as propriedades do seu material.

E dentro dos soalhos de madeira, encontramos muitas opções.

Face à riqueza das suas propriedades, é possível criar-se vários tipos de estilos de soalhos de madeira, permitindo uma grande opção de escolhas.

 

Os vários tipos de soalhos de madeira!

Existem no mercado diferentes tipos de soalhos de madeira, com diferentes padrões e texturas, permitindo com isso, diferentes decorações.

  • Soalho maciço – Este tipo de soalho de madeira é produzido em madeira maciça. Em Portugal é comum Pinho, a Casquinha (branca e vermelha) e o Carvalho.

É também bastante usual em madeiras, ditas, exóticas provenientes da América do Sul, de África e da Ásia

 

  • Lamparquete / Parquete e Tacos – Tal como os soalhos de madeira maciços, estes tipos de soalhos de madeira, também são produzidos em madeira maciça.

O que varia é a dimensão das peças (ex: lamparquet -300x60x10 / taco – 210x70x22), que são mais pequenas.

 

Soalho Estratificado – Encontramos a capa de madeira e a capa de papel:

 

Capa de madeira – Este soalho de madeira é constituído por camadas de vários materiais, normalmente uma camada fina de madeira maciça, considerada nobre, que confere o aspecto final à superfície.

 

Capa de papel – Estes soalhos estratificados diferem dos anteriores porque a camada de madeira nobre é substituída por um papel decorativo sendo este protegido por peliculas resistentes.

 

São pavimentos normalmente de espessura fina e de qualidade inferior aos restantes.

 

Dicas para escolher o soalho perfeito para si!

Na hora de escolher qual o melhor soalho de madeira, deve ter em linha de conta o uso que o pavimento vai ter.

Se tiver crianças ou animais, sugerimos que opte por um acabamento de laca fosca em detrimento da oleada, para ser mais fácil a sua manutenção.

Caso esse não seja esse o problema mas sim o excesso de movimento/uso pedonal, então opte por uma madeira mais dura que resista ao desgaste como o carvalho ou freixo.

No que toca a custos da madeira enquanto pavimento, a madeira maciça é mais cara mas também mais resistente, enquanto a laminada pode ser mais económica e fácil de manter.

Em qualquer dos casos, quanto mais espessa for a camada externa, mais duradoura será.

No entanto, antes de tomar qualquer decisão, o melhor será compilar algumas amostras e dispô-las no chão.

Analisar o comportamento das cores e texturas ao longo das diferentes fases do dia e perto da mobília e elementos de decoração (se já existentes) facilitarão o processo de decisão.

Venha à Marques & Pacheco e os nossos técnicos dar-lhe-ão toda a acessória que necessita, para escolher o soalho de madeira que mais se adapta às suas necessidades.

Pode também solicitar qualquer informação aqui!

Não espere mais tempo e mude a sua casa, e vai se sentir muito melhor.

Partilhar

Artigos Relacionados