Já pensou em renovar a parte exterior da sua casa? Aplicar um deck no exterior pode ser uma das melhores opções.
Tipos de Deck
Deck em Pinho
Este tipo de madeira é denso e muito suave, o que facilita na montagem pois torna-se mais fácil e rápido. A sua cor clara aproxima-se da imagem da beira mar que fica ótimo com uma piscina. E sabia que este tipo de madeira apresenta um preço mais baixo em relação a outros tipos de madeiras.
Mas existem pontos menos positivos, a madeira de pinho não tem grande longevidade, ao fim de 10 anos irá começar a apresentar sinais de envelhecimento. Também larga algumas farpas. E se for colocar o deck junto da piscina deve optar por uma madeira de classe 4, que não é o caso da madeira de pinho que é de classe. Assim sendo o Pinho terá de ser submetido a um tratamento chamado Autoclave (câmara de pressão esterilizadora), que não é nada ecológico.
Madeiras Exóticas
Este material é mais denso, rígido e difícil de trabalhar. Apresenta de uma forma geral tons mais escuros. Este tipo de material requer muito pouca manutenção.
Mas atenção, o deck em madeira exótica e junto de uma piscina pode tornar-se um pouco escorregadio com o passar dos anos. Mas em comparação com a madeira de pinho, a madeira exótica custa até 3 vezes mais.
Mas é uma das opções mais amiga do ambiente, pois é ecológica.
Madeira Compósita
A madeira compósita é uma mistura entre madeiras e materiais compósitos. Mas apresenta muitas vantagens, tem uma aparência mais natural, é impermeável e tem uma grande durabilidade.
A sua manutenção é muito simples, pois não necessita de nenhum tratamento e lava-se muito facilmente.
Manutenção dos Decks em madeira
Os decks de madeira natural são mais exigentes, exigindo uma manutenção anual, o que pode significar que seja necessário lixar, retirar o acabamento antigo e aplicar um novo acabamento.
A madeira tratada com pressão requer acabamento com um selante, ou mancha transparente, todo o ano, apenas metade da manutenção de um deck de madeira natural.Para plataformas de materiais compostos, não é necessária nenhuma manutenção, mas os materiais podem ficar com bolor se não forem limpos pelo menos a cada três ou quatro anos.
Deck em cerâmica
A opção em cerâmica é ótima em termos de durabilidade e na ausência de manutenção. É resistente às mudanças de temperaturas, inquebrável, não mancha e nem muda de cor.
O tato do pavimento cerâmico é bastante agradável e suave, e sem risco de farpas e/ou irregularidades que possam magoar qualquer banhista.
No entanto, pode existir algum perigo se efetuar a escolha errada do pavimento, isto porque é importante garantir uma elevada aderência neste material. Prefira sempre um pavimento com certificação antiderrapante. Será mais dispendioso, mas seguramente não se arrependerá da escolha.
O preço deste pavimento tem uma grande amplitude, consoante a qualidade/fabricante, mas em regra geral são mais dispendiosos que o pinho, mas mais económicos que as madeiras exóticas.