• Home
  • Marques e Pacheco
  • Carpintaria
        • A madeira é a nossa arte

  • Blog
  • Contactos

Tipos de escadas e as suas aplicações

Existem hoje diversos tipos de escadas, passíveis de ser adaptadas a diferentes situações e ambientes decorativos. Quer se tratem de escadas exteriores ou interiores, a escolha dos materiais, do design e do modelo faz com que cada tipo de escadas seja único e original, proporcionando um ambiente personalizado à medida de cada cliente.

escadas

Tipos de escadas e o que as diferencia

Escadas retas: este tipo de escadas é o mais utilizado e corrente, sendo também o mais simples e cómodo em termos de utilização. No entanto, é necessário definir corretamente o seu comprimento, altura, inclinação e direção. As escadas retas podem ser utilizadas tanto em interiores, como em exteriores.

Escadas em caracol: também chamadas escadas circulares, são especialmente indicadas para situações em que não é possível aplicar escadas retas, dado serem de acesso mais difícil. São escadas fixas, por isso, simples de usar, e dão um toque de «glamour» a qualquer ambiente. São um modelo amplamente divulgado no cinema ou na TV e são utilizadas sobretudo em ambientes interiores.

Escadas mistas: este tipo de escadas é usado em situações que implicam soluções à medida. Normalmente, resultam da combinação de escadas em caracol com escadas retas, culminando num modelo híbrido. Este tipo de escadas implicam, no entanto, que se estuda a fundo o local onde vão ser inseridas.

Porque escadas em madeira?

Porque a madeira, além de ser um material resistente e duradouro, proporciona ambientes acolhedores e sofisticados. Uma escada em madeira dá a uma casa ou moradia um ambiente mais confortável e aconchegante.

Por outro lado, a madeira é um material que resiste ao passar do tempo, à humidade e que pode ser combinado com outros materiais, como o vidro, o alumínio ou até mesmo o ferro e o aço inoxidável. Além disso, a madeira pode ser trabalhada, criando efeitos e figuras que fazem «voar» a imaginação das pessoas.

As escadas em madeira podem ainda ser combinadas com diversas soluções bastante práticas, como gavetas, prateleiras ou até estantes de vários tipos. Actualmente, em moradias ou apartamentos com dois pisos, são uma solução bastante utilizada. A madeira é, aliás, um material cada vez mais utilizado em interiores e exteriores, quer nos EUA, onde está plenamente implantada, quer em vários países europeus.

Cada caso é um caso, por isso, a madeira, e nomeadamente as escadas de madeira, devem ser implementadas após um estudo completo de cada situação.

Saiba tudo sobre escadas em madeira, contacte um dos nossos assistentes

Partilhar

Artigos Relacionados