A última tendência é o restauro de móveis usados, pode aproveitar e transformar móveis antigos completamente ao seu gosto. Veja as vantagens.
4 vantagens do restauro de móveis usados
Valor sentimental
Muitas vezes mesmo que os móveis estão partidos e com a pintura gasta, muitas pessoas não se conseguem desfazer dos móveis, pois muitos trazem recordações. E quando falamos em recordações remetemos para o valor sentimental da peça.
Assim, com o restauro é possível preservar este valor sentimental e fazer com que a peça possa ser novamente utilizada na decoração da casa.
Poupança
A troca de móveis pode pesar muito no orçamento. O restauro e renovação acaba por ser uma alternativa económica e original. Por isso, quando achar que deve descartar-se de uma peça pense duas vezes, muitas vezes pode ser reaproveitada.
Por exemplo, uma cadeira antiga pode transformar-se numa peça bonita e com muita personalidade. Às vezes, basta um pouco de tinta ou algum trabalho de marcenaria.
E é de ressaltar que não podemos comparar a qualidade dos móveis antigos com os de hoje, pois antigamente eram feitos para durarem muitos anos. Na maioria das situações vale mais restaurar móveis antigos do que substituí-los.
Sustentabilidade
Atualmente, a cultura da reciclagem e reaproveitamento tem ganho cada vez mais aderência, e isso também se aplica neste caso.
Muito facilmente vê-se móveis nas ruas e terrenos. E para além de causar poluição visual prejudica a natureza. E na maioria dos casos as peças podem ser restauradas e utilizadas novamente.
Assim o restauro de móveis usados é sustentável e bom para o meio ambiente.
Originalidade
Se gosta de uma decoração original e criativa, então a restauração é a alternativa ideal para criar peças totalmente personalizadas.
Um móvel antigo e revitalizado será uma peça única e exclusiva que só a sua casa irá ter. o que traz mais personalidade e vida aos ambientes.
Outro aspeto bastante interessante do restauro de móveis é que pode atribuir uma funcionalidade diferente da original.
Uma cómoda de sala ou quarto, por exemplo, pode transformar-se num armário de casa de banho com as devidas adaptações. Pensar em novas funcionalidades é um processo criativo e muito divertido.
Veja mais formas e ideias de utilizar móveis usados no nosso site.