• Home
  • Marques e Pacheco
  • Carpintaria
        • A madeira é a nossa arte

  • Blog
  • Contactos

Principais vantagens das remodelações em madeira

remodelações em madeira

Muitas são as pessoas que têm apostado em remodelar divisões ou até habitações inteiras com recurso à madeira. Uma das principais razões prende-se com os benefícios que as remodelações em madeira têm para a saúde e o bem-estar das pessoas. Um relatório recente conclui que a exposição às estruturas de madeira tem benefícios mensuráveis para a saúde e o bem-estar.

Estudo destaca vantagens das remodelações em madeira para a saúde

Intitulado «Madeira – Casas, Saúde e Humanidade», o estudo analisa o leque de benefícios para a saúde de se viver, trabalhar e aprender em ambientes ricos em mobiliário e estruturas em madeira. As remodelações em madeira também foram consideradas neste estudo.

Entre as várias conclusões do estudo, destacam-se:

  • Os residentes em lares para a terceira idade interagem mais uns com os outros quando estão em ambientes com madeira, incluindo remodelações em madeira.
  • Os estudantes que aprendem em salas de aula com madeira têm menores taxas de stress e ansiedade do que os estudantes que aprendem em salas com plástico ou metal.
  • Dois em cada três trabalhadores preferem escritórios com cadeiras, secretárias e persianas de madeira do que de plástico.

O estudo analisou o impacto das mobílias, estruturas e remodelações em madeira no comportamento das pessoas e demonstrou, segundo os seus autores, que a presença da madeira tem benefícios psicológicos e fisiológicos nas pessoas, que enfatizam a presença em ambientes de natureza.

Madeira proporciona sensação de comunhão com ambientes naturais

Esta sensação de conforto natural e aconchego que a madeira provoca nas pessoas tem o efeito de baixar a pressão arterial e o ritmo cardíaco, reduzir o stress e a ansiedade e aumentar as interações sociais positivas. Daí uma aposta tão grande nas remodelações em madeira, seja em Portugal como no resto da Europa.

Por outro lado, os artigos em madeira num quarto também melhoram a qualidade do ar, ao moderar a humidade interior, defende o mesmo estudo. O conhecimento acerca destes benefícios tem resultado numa aposta maior dos governos e autarquias nas remodelações em madeira.

Engenheiros e arquitetos têm dado prioridade à madeira nas suas criações, quer ao nível da construção nova, quer no que toca a remodelações em madeira. O resultado é mais aconchego, textura, tactilidade, multiplicidade de padrões e um ambiente não-institucional e mais descontraído.

Para saber mais sobre remodelações em madeira, contacte-nos.

Partilhar

Artigos Relacionados