Apesar das janelas em PVC ou alumínio serem atualmente as mais utilizadas na construção, sobretudo nas grandes cidades, as janelas de madeira têm várias vantagens que muitos proprietários ainda desconhecem e que vão bem para além do seu aspeto acolhedor. Conheça algumas das mais relevantes.
Porque escolher janelas de madeira?
- Design. As janelas de madeira são bastante mais agradáveis à vista e aumentam a harmonia numa casa. Além disso, pode escolher de entre uma grande variedade de madeiras e optar por pintar as suas janelas. Ou pode deixá-las com o seu tom natural característico.
- Amigas do ambiente. As janelas de madeira são bastante mais ecológicas do que as de PVC. Utilizar madeira de florestas sustentáveis torna a opção pelas janelas de madeira na mais ambientalmente sustentável.
- Durabilidade. As janelas de madeira têm um ciclo de vida potencialmente muito mais longo do que as de outro material qualquer, desde que mantidas adequadamente e com os cuidados apropriados.
- Regulação térmica. A madeira funciona como um aquecimento no inverno e uma ventoinha no verão. É o regulador de temperatura natural mais eficaz que existe. A madeira ajuda a reter o calor dentro de casa, o que ajuda a baixar as emissões de carbono e a reduzir a fatura da eletricidade, mantendo, simultaneamente, a casa quente e confortável.
- Resistência. Com os tratamentos e a manutenção adequada, nomeadamente pintura e envernizamento, as janelas de madeira permanecem atrativas e bastante resistentes, nomeadamente às intempéries.
- Preço. As janelas de madeira não são necessariamente mais caras do que as de PCV ou alumínio. Tudo vai depender do tipo de madeira que escolher. Além disso, a sua durabilidade torna esta opção mais barata no longo prazo do que as opções por materiais mais modernos e sofisticados.