Rústicas, elegantes, bonitas… nunca são demais os adjetivos para qualificar as janelas de madeira numa moradia ou apartamento. A verdade é que as janelas de madeira têm uma mística que faz sonhar. Uma mística que puxa pela imaginação, que nos faz regressar aos filmes da nossa infância e aos livros da meninice.
A madeira é um excelente material para a criação de janelas. Não só porque é um bom isolante do som, mas também porque fica bem em qualquer ambiente. Além disso, as janelas de madeira adequam-se a moradias ou apartamentos. Embora sejam mais utilizadas em casas térreas, sobretudo em meios mais rurais.
A incomparável beleza das janelas de madeira
Eficazes e sofisticadas, as janelas de madeira são bonitas até quando não estão muito bem cuidadas. Mas, quando são bem tratadas e limpas de forma cuidadosa, têm um brilho ímpar e conferem a qualquer casa um ambiente aconchegante e muito acolhedor.
A madeira, além de isolar bem o som, é muito boa também para conservar o calor dentro da habitação, o que a torna ideal para casas em locais mais frios. Não é por acaso que as habitações nos países nórdicos são construídas em madeira. E, de frio, percebem eles bem.
A versatilidade da madeira
Existem inúmeros tipos de madeira no mercado, por isso, pode não ser fácil escolher o mais adequado para as suas janelas. É ponto assente que madeiras como o carvalho, o mogno ou a cerejeira são bastante resistentes e bons candidatos a janelas de madeira.
Já em termos de estética, há que prefira a faia ou o wengé, madeiras mais sofisticadas e modernas e que fazem parte dos materiais preferidos de designers e arquitetos. Independentemente da madeira que escolher, o mais importante é que saiba onde encontrar a empresa de remodelações certa para aplicar as suas novas janelas.